Empilhadeiras na Chuva: Quais cuidados tomar?

Durante o período de chuvas a operação com empilhadeiras fica desafiadora, principalmente em ambiente externo. Assim, é preciso estar atento aos cuidados com a operação nessas condições para preservar a empilhadeira e evitar acidentes.

Separamos algumas dicas para te ajudar a manter a operação das suas empilhadeiras na chuva com segurança e qualidade, confira:

• Visibilidade é fundamental:

Não utilize a empilhadeira em condições ruins de tempo, como tempestades, ventos muito fortes ou sob neblina densa. Aguarde até que a visibilidade esteja adequada para então utilizar a empilhadeira.

• Atenção redobrada:

Operar na chuva exige mais atenção. Diante disso, reduzir a velocidade é essencial para manter o controle do equipamento e evitar acidentes ou colisões.

• Manutenção em dia:

Estar com as manutenções em dia proporciona melhor desempenho, por isso é fundamental seguir o cronograma de manutenções preventivas para verificar as condições do equipamento e evitar paradas ou acidentes.

• Faróis acesos:

Mantenha os faróis de trabalho da empilhadeira sempre acesos. Além de auxiliar o operador, isso permite que demais pessoas próximas tenham maior visão do equipamento enquanto está trafegando.

• Pneus em ordem:

Pneus em bom estado e devidamente calibrados (para pneumáticos) são primordiais para a segurança da operação, principalmente se o piso estiver molhado.

Empilhadeira TOYOTA 8FBN em operação na chuva

• Proteja a máquina:

Estacione o equipamento em lugar coberto e seguro, assim é possível evitar infiltrações nos componentes elétricos da empilhadeira, o que pode prejudicar seu funcionamento.

• Treinamento:

Promova treinamentos de reciclagem aos operadores com frequência, dessa forma estarão sempre informados sobre as recomendações de uma operação segura e das normas internas de segurança da empresa.

• Limpeza:

Em períodos de chuva a sola dos calçados ficam mais sujas e úmidas, por isso é aconselhável limpá-los antes de iniciar a operação evitando que escorreguem ao pisar nos pedais.

• Conforto:

Garanta que os operadores sempre utilizem uniformes e EPI’s adequados para o trabalho sob chuva.

Empilhadeira Elétrica TOYOTA 8FBE em operação na chuva.

Caso a empilhadeira passe por uma exposição severa ou prolongada sob chuvas, é importante solicitar a visita de um técnico de manutenção TOYOTA para avaliar o equipamento e indicar a melhor medida. Fazer uma revisão geral na empilhadeira após o período de chuvas também é recomendado.

Não tem certeza se o modelo do seu equipamento pode operar nessas condições? Entre em contato e fale com um de nossos consultores.