Vale a pena reformar empilhadeira usada? Veja se esta é a melhor opção

Se você já teve empilhadeiras na operação intralogística da sua empresa, certamente já se perguntou se vale pena reformar empilhadeira usada. Quem trabalha com logística em movimentação de empresas sabe bem como é importante o processo de manutenção destes equipamentos. Entretanto, muitas vezes alguns são bem antigos e por isso já não garantem a mesma eficiência da época da compra.

Nesses casos, a dúvida que mais assola os profissionais é se vale a pena ou não reformar empilhadeira. Por isso, nosso blog vai te ajudar a esclarecer as dúvidas sobre o assunto e ver qual a verdade sobre esse assunto.

Reforma de empilhadeiras é na Carmak
Estrutura completa na Carmak.

O gerente de pós-venda da Carmak Equipamentos, Giácomo Botene, explica todos os detalhes sobre o assunto, para que você não perca nenhum detalhe.

Empilhadeira usada pode ser reformada?

Segundo Giácomo, a reforma da empilhadeira vale muito a pena quando feita no tempo certo.

“A reforma da empilhadeira não é indicada em todos os casos, então o tempo de uso e o ano de fabricação são fatores que precisam ser levados em conta na hora de decidir se vale a pena reformar o equipamento ou não. Temos exemplos aqui mesmo na Carmak, em que clientes obtiveram vantagens ao decidir reformar empilhadeiras em vez de comprar equipamentos novos”

Além disto, ele afirma que a reforma de empilhadeiras é indicada em alguns casos bem específicos. Vamos a eles.

Equipamento precisa de manutenção frequente

O primeiro sinal de que é hora de reformar a empilhadeira é a necessidade de correções no maquinário de forma frequente. Assim, ao continuar trabalhando com a empilhadeira antiga e que precisa de muitos reparos em sua rotina de trabalho, é comprometido resultando em:

  • Perda de desempenho;
  • Baixa produtividade;
  • Aumento do tempo médio para execução das operações;
  • Maior gasto com manutenção.
Manutenção garantida e reforma de empilhadeira com técnicos especializados

Empilhadeira sempre fica indisponível pelo mesmo motivo

O gerente de pós-venda afirma que muitos equipamentos antigos tendem a apresentar o mesmo problema devido ao grande tempo de uso sem reformas. Todavia, as empilhadeiras têm um prazo de vida útil consideravelmente alto.

Entretanto, as peças que compõem o equipamento podem ser prejudicadas devido ao grande uso no dia a dia. Então, a solução é a reforma das peças que estejam apresentando o mesmo motivo de paralisação.

Economia com a logística

Dentre os casos indicados para reforma de empilhadeira está o fator econômico. O gasto com a troca de uma empilhadeira é infinitamente maior que os gastos com a reforma. Contudo, a reforma da empilhadeira faz com que sua vida útil se estenda por muito mais tempo.

Quando é indicada a troca em vez da reformar empilhadeira?

Em casos em que a reforma da empilhadeira é feita no local mais apropriado, a sobrevida do equipamento pode se equiparar ao tempo de uso de uma máquina nova. Portanto, o seu bolso também se beneficia bastante quando opta pela reforma ao invés da troca.

Porém, de acordo com o Giácomo Botene, a reforma é uma ótima opção, entretanto não é a única. A troca de empilhadeiras é necessária em alguns casos.

Quando o custo da reforma se assemelha ao custo de uma máquina nova

Giácomo cita que em muitos casos, principalmente aqueles equipamentos mais antigos, com décadas de fabricação se tornam inviáveis para a reforma. Isso porque muitas vezes o custo da reforma de uma empilhadeira antiga pode chegar perto do custo da compra de uma empilhadeira nova.

Como regra, ele indica que nas situações em que o custo de uma reforma seja superior a 40% do custo de compra, a opção mais recomendada é a troca.

As estruturas principais estão seriamente comprometidas

Em algumas situações, partes essenciais da empilhadeira acabam sendo danificadas. Assim, quando o desgaste da empilhadeira atinge seu nível estrutural como o chassi ou o mastro, não resta alternativa a não ser a troca por uma nova.

A empilhadeira já não atende às necessidades básicas

Por último, Giácomo diz que quando a empilhadeira não cumpre mais as exigências para seu uso é hora de comprar uma nova.

Ele dá um exemplo de caso, aquele em que a empilhadeira sempre foi utilizada para uma única operação e não é indicada para outras operações de natureza bem oposta a sua função.

Quais as principais vantagens ao reformar empilhadeira?

Valorização do equipamento como um ativo

A reforma da empilhadeira faz com que o equipamento continue tendo valor e o equipamento continue se valorizando.

Garantia de serviço especializado de reforma

A reforma de empilhadeiras é feita através de um serviço certificado e especializado de acordo com as exigências e padrões internacionais. Como destaque, cita o serviço de reforma de empilhadeiras da Carmak que possui a certificação internacional da Toyota Company.

reformar empilhadeira é na Carmak

Ele ainda acrescenta que todas as peças realizadas pela Carmak contam com a garantia da marca parceira. O que significa que a reforma também tem uma garantia certificada assegurada.

Prolongamento da vida útil da empilhadeira

Por último, Giácomo cita a principal vantagem da reforma de empilhadeiras: a valorização da vida útil.

Com a reforma, a empilhadeira acaba obtendo características de uma nova, com a reposição de peças antigas por peças mais modernas.

Por que reformar empilhadeira com a Carmak?

A Carmak está presente no mercado há 30 anos e um dos seus serviços mais rentáveis é a reforma de empilhadeiras. Nós garantimos a excelência do serviço, oferecendo uma reforma de qualidade e com garantia das peças Toyota.

Se você quer fazer um orçamento para reforma de empilhadeiras na sua empresa, conte conosco.

Entre em contato agora mesmo com nossa equipe que estaremos prontos para atender a todas as suas necessidades de imediato.

Ebook Carmak

8 Vantagens da Locação de Empilhadeiras