Quais as empilhadeiras mais utilizadas?

Entre as empilhadeiras mais utilizadas, existem vários tipos que são usados na movimentação da logística e em operações que exigem o transporte de mercadorias. No entanto, cada modelo de equipamento é utilizado para um fim, o que possibilita que vários tipos de empilhadeiras existam no mercado.

Sendo assim, as empilhadeiras são usadas em várias fases distintas na movimentação dos materiais. Logo, independente da operação, cada modelo foi construído para atender a alguma finalidade específica.

Seja na carga e descarga de caminhões, armazenamento de produtos ou movimentação de um pallet para o outro, é fundamental entender para que serve cada tipo de empilhadeira.

Por isso, veja quais são as empilhadeiras mais utilizadas e para que servem cada modelo: 

Classificação WITS

As empilhadeiras elétricas são classificadas de acordo com a WITS (World Industrial Truck Statistics).

Esta classificação divide os equipamentos em seis classes, sendo que cada uma possui características próprias para o uso e operacionalização. Todavia, a classificação WITS funciona da seguinte maneira:

Classe 1: Empilhadeiras Contrabalançadas Elétricas

Pertencem à classe 1 as empilhadeiras contrabalançadas elétricas, modelos utilizados para uso interno em armazéns. São equipamentos versáteis e podem ser usados em operações externas, assim como nós pula na presença de rampas.

Além disso, as contrabalançadas elétricas são modelos silenciosos e de fácil limpeza que substituem os modelos a combustão. Entretanto, a capacidade de carga e altura de elevação deve ser compatível entre o modelo e a operação, para que não haja nenhum fator de impedimento no caminho.

Empilhadeira Contrabalançada Elétrica
Empilhadeira Contrabalançada Elétrica 8FBN 1.5 a 3.0 Toneladas.

Classe 2 : Empilhadeiras Elétricas de Armazém com Operador Embarcado

A classe 2 diz sobre empilhadeiras elétricas usadas exclusivamente em ambientes fechados, que apresentam piso regular.

Sendo assim, nessa categoria estão as empilhadeiras retráteis, empilhadeiras mais utilizadas em operações de supermercado.

Além de alcançarem um nível mais alto de elevação, esta classe de empilhadeiras conseguem efetuar as frações operações em corredor muito estreito.

Neste caso, são usadas em situações onde não é possível efetuar manobras durante a seleção e armazenamento das cargas nos corredores e espaços curtos. 

Empilhadeira Retrátil Elétrica 8FBRE-S
Empilhadeira Retrátil Elétrica 8FBRE-S.

Classe 3: Empilhadeiras Elétricas de Armazém com Operador a Pé ou Embarcado

Esta classe também destina-se ao uso em armazéns, esses modelos possuem opções para que o trabalhador possa utilizá-las a pé ou embarcado.

Assim, estão presentes nesta categoria as transpaleteiras responsáveis pela movimentação horizontal dos pallets, quando não ocorre elevação. As empilhadeiras patoladas, também chamadas de transpaleteiras com torre, igualmente pertencem a esta categoria.

Por sua vez, estas máquinas são similares às transpaleteiras, porém, apresentam um mastro responsável por elevar a carga e realizar a armazenagem vertical.

Os equipamentos da classe 3 são mais utilizados nas operações de carga e descarga com armazenagem em área de recebimento e expedição, por exemplo.

Empilhadeira Patolada Elétrica SWE140BR 1.4 Toneladas.

Classe 4 e 5: Empilhadeiras Contrabalançadas a Combustão

As empilhadeiras a combustão são os modelos mais conhecidos e utilizados no mercado brasileiro.

Todavia, esses modelos pertencem às classes 4 e 5 da classificação WITS. Dessa forma, a classe 4 apresenta modelos com pneus maciços e diferenças no contrapeso e chassi do equipamento.

Em compensação, a classe 5 dispõe de modelos mais usados em operações a combustão com rodagem pneumática.

De modo geral, as empilhadeiras das classes 4 e 5 podem ser movidas tanto por gasolina, GLP, diesel ou GNV. Porém, ao escolher a fonte de energia ideal para estes equipamentos alguns fatores devem ser analisados. Dentre eles está a localização do armazém e o tipo de material que será movimentado nas operações.

Por fim, o uso de equipamentos a combustão é indicado em operações feitas em ambientes externos com maior circulação de ar.

Esta justificativa se deve ao fato de que algumas empilhadeiras dessas classes produzem gases emitidos no motor, devido à queima dos combustíveis.

Empilhadeira Contrabalançada à Combustão 8FG/8FD
Empilhadeira Contrabalançada à Combustão 8FG/8FD.

Classe 6: Rebocadores

A classe 6 é caracterizada pelos rebocadores, equipamentos que tem a finalidade de movimentar as cargas horizontalmente, mesmo com peso elevado ou muito volume de mercadorias.

Assim, são mais comuns no reboque de cargas e em aeroportos, por exemplo. O mais interessante dos rebocadores é que eles permitem uma movimentação de muitos volumes em uma única vez.

Dessa forma, não é necessário que o operador realize várias viagens de ida e volta com a transpaleteira, já que possibilitam o movimento de um pallet por vez.

Rebocador Elétrico TSE 3.0 a 5.0 Toneladas.

Seja qual for o tipo de operação, a Carmak oferece a melhor linha de empilhadeiras 

A Carmak oferece equipamentos e empilhadeiras de todas as classes da certificação WITS, além de ser a representante oficial da linha TOYOTA Empilhadeiras no Sul do Brasil.

Sendo assim, caso precise alugar ou comprar empilhadeira contrabalançada elétrica, a combustão ou rebocadores, conte com a gente.

Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e solicite o seu orçamento!

Ebook Carmak

8 Vantagens da Locação de Empilhadeiras