As empilhadeiras elétricas são equipamentos usados para mover e transportar cargas em fábricas, armazéns ou centros de distribuição.
Contudo, diferente das empilhadeiras manuais, a empilhadeira elétrica é alimentada por baterias que funcionam como se fossem verdadeiros motores.
Esta característica faz com que elas sejam uma opção sustentável e silenciosa, quando comparadas a outros tipos de equipamentos industriais.
Tipos de empilhadeiras elétricas
Contrabalançadas Elétricas
As contrabalançadas elétricas são um tipo de empilhadeira construída para equilibrar a carga, através de um contrapeso.
Uma vez que os contrapesos ficam situados na parte traseira da empilhadeira, permitem que o equipamento levante cargas sem precisar de qualquer tipo de perna de suporte frontal.
Em geral, as empilhadeiras contrabalançadas são mais indicadas para espaços mais apertados. Contudo, sua principal vantagem é a eficiência, que é superior às empilhadeiras de combustão, por exemplo.
Transpaleteiras Elétricas
A principal finalidade das transpaleteiras elétricas é a elevação de cargas, onde ocorre o transporte horizontal de mercadorias e produtos em pallets.
Entretanto, a ergonomia e a eficiência são suas maiores virtudes, o que acaba exigindo menos esforço físico do operador.
No dia a dia, as transpaleteiras elétricas são muito usadas na movimentação de materiais de curta e média distância. Dessa forma, são conhecidas como as empilhadeiras ideais para o setor de transporte e distribuição.
Além disso, possuem baterias de íons de lítio, que são as melhores opções para economizar energia no processo produtivo.
Motivos para usar uma empilhadeira elétrica na logística
As empilhadeiras elétricas são as soluções em logística preferidas dos países do primeiro mundo.
De acordo com uma pesquisa, 70% da frota de empilhadeiras no primeiro mundo são modelos elétricos.
A explicação para esta escolha pode ser compreendida pelas seguintes razões:
1- É um equipamento de grande vida útil
A empilhadeira elétrica tem uma vida útil mais longa que a empilhadeira a combustão.
No entanto, esta vantagem é possível devido ao fato deste tipo de máquina possuir poucas peças móveis, o que reduz o desgaste.
2- Facilidade de uso
As empilhadeiras elétricas são mais fáceis de serem operadas, ou seja, exigem menos treinamento para operadores.
Em contrapartida, um equipamento de combustão exige conhecimentos mais específicos, o que aumenta os gastos com capacitação.
3- Empilhadeiras elétricas reduzem gastos com combustível
Gasolina, diesel ou gases são fontes energéticas flutuantes, ou seja, não têm um preço estável por muito tempo.
Nesse sentido, a empilhadeira elétrica é mais benéfica, já que a eletricidade mantém-se estável a maior parte do ano.
4- Versatilidade
A empilhadeira elétrica pode ser usada em ambientes internos e externos, assim como em locais estreitos ou abertos.
Em contrapartida, os modelos a combustão devem preferencialmente ser usados em espaços fechados e protegidos.
5- Ergonomia
Como dito anteriormente, a empilhadeira elétrica não emite ruído, o que é importante para a preservação da saúde auditiva dos operadores.
Além disso, ela protege o corpo de lesões músculo-esqueléticas que podem acontecer devido a força necessária para operar um modelo por combustão.
Como as empilhadeiras elétricas ajudam a garantir a sustentabilidade
Os impactos positivos que o uso de empilhadeiras elétricas causam na sustentabilidade são diversos.
A começar pela redução dos gases causadores do efeito estufa. Em média, cada empilhadeira movida a combustão gera anualmente 16,3 toneladas de CO2 na atmosfera.
Em contrapartida, a empilhadeira elétrica causa justamente o contrário. Ela consegue poupar a vida de 1160 árvores por ano (valores aproximados em apenas um equipamento).
Na prática, uma empilhadeira elétrica sozinha é capaz de neutralizar a emissão de gases provocados pelo uso da empilhadeira a combustão, que tem uma vida útil de até 10 anos.
Além disso, os custos para manter uma empilhadeira a combustão são infinitamente maiores que os custos de uma empilhadeira elétrica.
Todavia, a empilhadeira a combustão consome energia de várias fontes não renováveis, contribuindo para a escassez de recursos naturais.
Por fim, o uso de empilhadeiras elétricas na indústria é uma forma inteligente de trabalhar os conceitos de ESG (Governança e Sustentabilidade Ambiental, Social e Corporativa).
Os resultados são a redução do desperdício, economia de energia, responsabilidade social e principalmente a adoção de práticas sustentáveis no meio ambiente.
Conheça as empilhadeiras elétricas da Carmak
A linha de empilhadeiras elétricas da Carmak é completa, com modelos indicados para os mais variados tipos de operações.
Independente do tipo de atividade da sua indústria, investir em uma empilhadeira elétrica de qualidade é a garantia de um trabalho produtivo e sustentável.
Confira a seguir a linha completa de empilhadeiras elétricas Toyota disponível na Carmak:
Contrabalançadas Elétricas
- Contrabalançada Elétrica 8FBE 1.0 a 2.0 toneladas
- Contrabalançada Elétrica 8FBN 1.5 a 3.0 Toneladas
- Contrabalançada Elétrica 8FBJ 3.5 toneladas
- 8FBMT TRAIGO 2.0 a 5.0 Toneladas
- Contrabalançada Elétrica 9FBMT Traigo
Transpaleteiras Elétricas
- Transpaleteira LWE 1.4 a 2.5 Toneladas
- Transpaleteira LHE BT TYRO 1.5 Toneladas
- Transpaleteira Elétrica LWI160
- Transpaleteira Elétrica LSE 2.0 Toneladas
Se interessou? Solicite um orçamento agora mesmo!