Práticas Sustentáveis na Indústria: Reforma de Empilhadeiras e Meio Ambiente

O aumento na procura de práticas sustentáveis na indústria deixa mais claro a urgência das empresas em tornarem-se mais limpas e ecologicamente saudáveis.

Afinal, no ano em que o planeta Terra vai bater seu próprio recorde de temperatura anual, dizer que o aquecimento global não existe trata-se de uma grande fake news.

Diante da pressão exercida pela sociedade e através da urgência em transformar a indústria em um segmento mais responsável, a reforma de empilhadeiras e transpaleteiras tem sido uma grande aliada.

Através desta prática a indústria tem diminuído a emissão de CO2 na atmosfera e vem reduzindo o descarte de equipamentos pesados no meio ambiente.

No post de hoje você vai entender como a reforma de empilhadeiras pode combater o aquecimento global e diminuir impactos ambientais negativos.

Redução do Lixo Industrial

A reforma de empilhadeiras evita que o descarte de componentes tóxicos e metais perigosos ocorra.

Quando empilhadeiras antigas são descartadas elas acabam gerando resíduos eletrônicos e metálicos, que podem contaminar a água, o solo e o ar.

Contudo, ao reformar o equipamento e os componentes desgastados reduz-se a dependência por novos equipamentos.

Outro ponto positivo é que a reforma incentiva a economia circular e estimula a prática dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

Ao final de tudo a produção de lixo industrial tem queda absoluta, promovendo o chamado Retrofit nas empresas.

Economia Energética 

Estima-se que a indústria brasileira consome entre 30% a 40% da eletricidade consumida no país.

Este dado aponta que os equipamentos industriais precisam de mais energia para funcionar.

Entretanto, quanto mais equipamentos como empilhadeiras e transpaleteiras são fabricados, maior é o consumo energético do setor.

A boa notícia é que a reforma de empilhadeiras diminui o total de energia consumido nas operações.

A energia que seria usada para fabricar um novo equipamento é poupada, contribuindo para a economia de energia na indústria.

Aumento na vida útil dos equipamentos

Quando uma empilhadeira trabalha a todo vapor e não recebe nenhum tipo de manutenção ou reforma, sua vida útil fica seriamente comprometida.

No entanto, a reforma traz uma sobrevida ao equipamento, já que ela cuida de cada componente de maneira especial.

A revitalização dos componentes desgastados, por exemplo, permite que a empilhadeira continue sendo operada por muitos anos além da sua vida original.

Com a reforma de empilhadeiras, um produto que tem garantia de 10 anos pode aumentar a vida útil para o dobro, ou seja, 20 anos.

Redução das emissões de carbono na atmosfera

Como dito anteriormente, reformar um equipamento industrial reduz a emissão de gases nocivos na atmosfera.

A produção de novas empilhadeiras mantém as emissões em alta, sendo altamente prejudicial para o planeta.

Porém, a reforma reutiliza os recursos já existentes, evitando o uso de novos materiais e insumos que soltam carbono naturalmente.

Com a extensão da vida útil desses equipamentos, a reforma inibe a emissão de gases poluentes no processo de fabricação.

Além disso, esta é uma forma das empresas alcançarem o Selo Carbon Free Brasil mais facilmente, o que ajuda na reputação positiva da marca no mercado.

Transição segura e correta para a logística verde 

Ao investir na reforma de empilhadeiras as empresas fazem uma transição segura para a logística verde, que é uma tendência para os próximos 10 anos.

Durante o processo de reforma é possível integrar tecnologias mais limpas e eficientes, como motores elétricos e baterias de longa duração.

Na prática, essas características aumentam o uso de fontes renováveis, aquelas que não correm o risco de serem extintas.

Outro aspecto relevante é a otimização da eficiência operacional, o que reduz o consumo de recursos naturais.

Respeitando os princípios da sustentabilidade e cumprindo as normas ambientais vigentes, a reforma de empilhadeiras é a materialização da logística verde na prática.

Realidade do Brasil 

De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 9 de cada 10 empresas de médio e grande porte evitam o desperdício de água e energia no Brasil.

98 % delas já tem ao menos uma ação voltada para a sustentabilidade e 63% pretendem investir mais no segmento nos próximos dois anos.

Com relação ao mercado consumidor, 87% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas com práticas sustentáveis na indústria.

Além disso, 70% desse público não vê problema em pagar mais para adquirir produtos que promovem a sustentabilidade.

Estes dados em conjunto demonstram a importância em investir em práticas como a reforma de empilhadeiras, que valorizam não apenas a marca como atrai novos públicos.

Como adotar práticas sustentáveis na indústria com a reforma de empilhadeiras

Se você é do ramo da logística, transporte e distribuição de mercadorias sabe bem que as empilhadeiras são indispensáveis na cadeia de produção.

Para isso, é fundamental ter uma frota sustentável e eficiente. Para lhe ajudar na transição para a logística verde, a Carmak tem o seu próprio programa de reforma de empilhadeiras.

Com ele, você transforma todas as empilhadeiras da sua empresa em ativos, com maior valorização e valor de revenda.

Mesmo aquelas máquinas mais antigas podem ser reformadas, recebendo nova pintura e acabamentos.

O serviço de reforma de empilhadeiras da Carmak substitui componentes antigos por novos sem prejudicar o meio ambiente.

Acompanhe a seguir as soluções da Carmak que podem ajudar sua empresa a adotar práticas sustentáveis e melhorar a eficiência das operações ao mesmo tempo:

Manutenção Preventiva

O serviço de manutenção preventiva tem como objetivo prevenir problemas técnicos e operacionais da empilhadeira, através de manutenções periódicas programadas.

Manutenção Corretiva 

A manutenção corretiva é indicada quando a máquina já está parada, onde é necessário consertar, reformar ou resolver danos de maneira rápida e ágil.

Reforma de empilhadeiras 

A reforma de empilhadeiras renova toda a estrutura estética e operacional do equipamento, atualizando os motores e componentes.

Entre em contato com a Carmak agora mesmo e comece a ter as melhores práticas sustentáveis na sua empresa! 

Ebook Carmak

8 Vantagens da Locação de Empilhadeiras