Como as empilhadeiras impactam a eficiência da supply chain?

Você sabe como as empilhadeiras impactam a eficiência da supply chain? Pode ser que você não esteja tão acostumado(a) a ler ou ouvir falar sobre a supply-chain. Mas com certeza já escutou a expressão cadeia de suprimentos. 

Pois é deste assunto que se trata a supply-chain. Imagine uma indústria líder em sua área de atuação e que frequentemente é a número 1 entre as marcas mais lembradas pelo consumidor. 

Agora, considere pensar no que esta indústria teve que fazer para alcançar este patamar tão prestigiado no mundo corporativo.

Pois bem, a chamada gestão supply-chain é o que decide muitas vezes o sucesso ou fracasso de uma marca.

O que é supply-chain na prática?

Supply-chain é um termo em inglês que traduzindo equivale a expressão cadeia de suprimentos.

Dessa forma, é um termo que descreve o ponto de equilíbrio e a otimização necessária durante a fabricação de um produto ou venda de um serviço.

Na prática, a supply-chain é uma rede integrada que corresponde ao sucesso de todas as etapas produtivas.

Nesse sentido, ela começa ainda na aquisição de matérias primas e termina no objetivo final, que é a compra e entrega ao consumidor.

Questões como compra de insumos, logística e distribuição representam os caminhos que a supply-chain percorre para ser bem sucedida.

Sendo assim, uma indústria que não tem uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos tem mais dificuldades para aumentar as vendas e ficar conhecida no mercado.

Quem faz parte da supply-chain?

Todas as áreas envolvidas na fabricação, distribuição e venda de um produto fazem parte da gestão supply-chain.

Portanto, fornecedores, operadores de logística, transportadores e pontos de venda estão incluídos.

Nos últimos anos, setores estratégicos como marketing, atendimento ao cliente, armazenamento e recursos humanos também têm tido um papel fundamental no sucesso da cadeia de supply-chain.

Em resumo, o alinhamento e equilíbrio de todas as empresas envolvidas na venda e comercialização de um produto é o que garante o sucesso da supply-chain.

Relação entre as Empilhadeiras e uma gestão adequada de Supply-chain

De acordo com a Toyota, uma gestão eficaz da supply-chain é a chave para manter uma operação mais rentável. 

Dessa forma, é possível adotar estratégias que ajudam nessa jornada, como apostar nas empilhadeiras. 

As empilhadeiras são instrumentos de trabalho imprescindíveis quando o assunto é gestão eficiente do trabalho.

Primeiro porque elas fazem parte da cadeia de suprimentos e segundo porque tem a capacidade de melhorar um processo ou otimizar as vendas.

Assim, vamos pegar como exemplo uma indústria que vende produtos de e-commerce e possui vários depósitos de mercadorias espalhados pelo país.

Neste caso em específico, a escolha de uma boa empilhadeira é fundamental para encurtar o caminho entre a compra do consumidor e a entrega final do produto.

Entretanto, sem a ajuda das empilhadeiras o processo seria muito mais difícil e a espera do consumidor aumentaria para meses.

Contudo, graças à existência de empilhadeiras eficientes e modernas como as patoladas ou as contrabalançadas elétricas, a etapa de armazenamento e distribuição é mais rápida e eficiente.

Motivos para optar por empilhadeiras na gestão de supply-chain

1- Movimentação Rápida

O transporte de mercadorias e produtos dentro do armazém é acelerado, reduzindo o tempo de espera e possíveis possíveis atrasos na manipulação dos produtos.

2- Eficiência no armazenamento

As empilhadeiras otimizam a estocagem horizontal, melhorando o uso do espaço. Este benefício possibilita redução de custos com armazenamento.

3- Precisão

As operações manuais facilitam a ocorrência de danos a produtos e mercadorias. No entanto, com a ajuda das empilhadeiras é possível garantir a qualidade dos produtos e evitar quebras ou trincas.

4- Produtividade

Tarefas como o descarregamento de caminhões e prateleiras são agilizadas com o auxílio de uma empilhadeira, aumentando a capacidade produtiva da cadeia de suprimentos.

5- Diversidade de equipamentos

Existem vários tipos de empilhadeiras no mercado e cada uma delas é destinada a um determinado tipo de operação, garantindo flexibilidade de escolha para as empresas.

6- Reputação Positiva 

Como as empilhadeiras reduzem o tempo de espera das entregas e agilizam os processos de distribuição, elas também contribuem para a satisfação da clientela.

7- Redução de Custos 

As empilhadeiras podem ser alugadas, o que é uma vantagem econômica e financeira. Todavia, caso sejam  compradas, é possível fazer a manutenção preventiva, que apresenta um ótimo custo-benefício.

Melhore a gestão de supply-chain da sua empresa com a ajuda da Carmak 

A Carmak é fornecedora oficial da linha Toyota Empilhadeiras, por isso tem em seu estoque os melhores equipamentos para acelerar a logística do seu negócio.

Trabalhamos com venda e locação de empilhadeiras, através do Rental Carmak. Além disso, oferecemos todo o  suporte no  pós-venda.

Caso precise de manutenção das empilhadeiras, a Carmak tem uma equipe capacitada para atender qualquer tipo de problema no seu equipamento.

Oferecemos empilhadeiras elétricas, transpaleteiras, empilhadeiras manuais e por combustão, selecionadoras de pedidos, rebocadores e muito mais.

Otimize a cadeia de suprimentos da sua empresa agora mesmo com as empilhadeiras da Carmak! Clique aqui e saiba mais.

Ebook Carmak

8 Vantagens da Locação de Empilhadeiras